Há alguns meses, comprei um carro muito caro que começou a apresentar um erro muito irritante desde o primeiro mês de posse: "A caixa Uconnect requer serviço. Por favor, visite um revendedor autorizado."
Como um tolo ingênuo, visitei minha concessionária para reivindicar minha garantia e tive uma experiência insultuosa, onde um gerente fez um pequeno show de merda:
A resumir, há uma maneira de solucionar esse erro em qualquer entrada de automóveis.
Primeiramente, vamos começar com o básico. O erro "A caixa Uconnect requer serviço" não significa nada, na verdade, ele esconde uma razão real e exibe um erro genérico para QUALQUER problema que aconteça dentro da sua caixa telemática. Uma caixa telemática (ou TBM2) é um dispositivo que é instalado acima da sua caixa de luvas e envia/recebe dados para os servidores afiliados à Chrysler através da antena LTE sem o seu controle sobre ele. Ele também funciona como um adaptador para o cabo GPS que vem para a sua unidade de rádio do teto. Então, sempre que um problema acontecer com o seu TMB2 (por exemplo, um sinal com uma torre de celular é perdido), você verá uma mensagem de erro "A caixa Uconnect requer serviço".
Em segundo lugar, você precisa de algumas ferramentas para depurar seu carro. Você pode usar algo como AlfaOBD, DiagFCA ou JScan. O preço deles (+ um dispositivo de scanner por recomendação deles) não deve custar mais de 100 dólares. No entanto, não sou afiliado a esses produtos, então não posso garantir sua política de preços no futuro. Usei DiagFCA + Vgate vLinker FS para as capturas de tela abaixo para explicar como diagnostiquei o problema com meu módulo TBM2.
Conectei meu cabo ao laptop, instalei o software de diagnóstico, conectei o cabo do scanner à porta OBD sob a coluna da direção. Então, abri a guia "Diagnóstico" e rolei a lista para baixo até o módulo TBM2 (também conhecido como caixa telemática). Você pode ver na captura de tela abaixo que existem 3 colunas com os nomes "Ativo", "Pendente" e "Armazenado" e quaisquer valores não nulos nessas colunas indicam problemas que estão presentes agora ou aconteceram no passado:
Então, cliquei no módulo TMB2 e fui para a guia DTCs para ver os códigos de erro reais. No meu caso, era B1560-13 (Antena Celular 1 - Circuito Aberto), mas outros proprietários podem ter códigos ligeiramente diferentes:
Depois disso, encontrei um documento com o nome S2108000085. É um TSB que explica onde o módulo TBM está localizado, como ele se parece, como testar conectores e onde os fios são colocados em seu carro. Então, peguei meu conjunto de remoção de acabamento, o conjunto de soquetes da chave de fenda e fui para o meu carro. Removi suavemente a fita de vedação e um monte de painéis e, eventualmente, derrubei a estrutura da minha caixa de luvas. Você pode ver que a caixa telemática está sentada em cima dela:
Eu inspecionei os conectores do cabo na parte traseira e inicialmente tive certeza de que meu problema era o conector nº 3, se contarmos da esquerda para a direita. Mas depois de mexer, confirmei que funciona OK, só parece ruim. Meu problema era o cabo nº 4: removi os conectores um por um quando o motor estava desligado, então liguei o carro e escaneei os erros para ver se eu recebia novos erros. Quando removi o conector nº 4, não recebi nenhum erro novo, mas B1560-13, então entendi que este cabo é meu problema.
Então, decidi encontrar a parte oposta deste cabo. Não parecia que ele ia para a unidade de rádio, então o único lugar para onde ele pode ir é provavelmente a barbatana no teto. Derrubei alguns painéis e encontrei este conector azul:
Eu o balancei um pouco e minha próxima verificação de erro ficou limpa, então entendi que meu problema é uma conexão solta entre dois fios neste adaptador/divisor azul. Usei uma braçadeira para impedir o movimento de ambas as metades e, até agora, funciona há 3 semanas desde então, o erro nunca mais voltou.
Espero que esta informação economize o tempo de alguém, porque vejo uma enorme quantidade de pessoas em fóruns como este que estão esperando por misteriosas atualizações do Uconnect que não podem corrigir problemas de hardware como o acima.

Como um tolo ingênuo, visitei minha concessionária para reivindicar minha garantia e tive uma experiência insultuosa, onde um gerente fez um pequeno show de merda:
[* ]Sem olhar para o carro, disse que eu provavelmente modifiquei algo, então eles não cobririam nada.
[* ]Pouco tempo depois, ele veio novamente e disse que suspeitavam que hackers astutos estavam tentando roubar meu carro com ferramentas muito sérias.
[* ]Afirmou que encontrou um problema e o consertou, mas o erro voltou na minha próxima viagem.
A resumir, há uma maneira de solucionar esse erro em qualquer entrada de automóveis.
Primeiramente, vamos começar com o básico. O erro "A caixa Uconnect requer serviço" não significa nada, na verdade, ele esconde uma razão real e exibe um erro genérico para QUALQUER problema que aconteça dentro da sua caixa telemática. Uma caixa telemática (ou TBM2) é um dispositivo que é instalado acima da sua caixa de luvas e envia/recebe dados para os servidores afiliados à Chrysler através da antena LTE sem o seu controle sobre ele. Ele também funciona como um adaptador para o cabo GPS que vem para a sua unidade de rádio do teto. Então, sempre que um problema acontecer com o seu TMB2 (por exemplo, um sinal com uma torre de celular é perdido), você verá uma mensagem de erro "A caixa Uconnect requer serviço".
Em segundo lugar, você precisa de algumas ferramentas para depurar seu carro. Você pode usar algo como AlfaOBD, DiagFCA ou JScan. O preço deles (+ um dispositivo de scanner por recomendação deles) não deve custar mais de 100 dólares. No entanto, não sou afiliado a esses produtos, então não posso garantir sua política de preços no futuro. Usei DiagFCA + Vgate vLinker FS para as capturas de tela abaixo para explicar como diagnostiquei o problema com meu módulo TBM2.
Conectei meu cabo ao laptop, instalei o software de diagnóstico, conectei o cabo do scanner à porta OBD sob a coluna da direção. Então, abri a guia "Diagnóstico" e rolei a lista para baixo até o módulo TBM2 (também conhecido como caixa telemática). Você pode ver na captura de tela abaixo que existem 3 colunas com os nomes "Ativo", "Pendente" e "Armazenado" e quaisquer valores não nulos nessas colunas indicam problemas que estão presentes agora ou aconteceram no passado:

Então, cliquei no módulo TMB2 e fui para a guia DTCs para ver os códigos de erro reais. No meu caso, era B1560-13 (Antena Celular 1 - Circuito Aberto), mas outros proprietários podem ter códigos ligeiramente diferentes:

Depois disso, encontrei um documento com o nome S2108000085. É um TSB que explica onde o módulo TBM está localizado, como ele se parece, como testar conectores e onde os fios são colocados em seu carro. Então, peguei meu conjunto de remoção de acabamento, o conjunto de soquetes da chave de fenda e fui para o meu carro. Removi suavemente a fita de vedação e um monte de painéis e, eventualmente, derrubei a estrutura da minha caixa de luvas. Você pode ver que a caixa telemática está sentada em cima dela:

Eu inspecionei os conectores do cabo na parte traseira e inicialmente tive certeza de que meu problema era o conector nº 3, se contarmos da esquerda para a direita. Mas depois de mexer, confirmei que funciona OK, só parece ruim. Meu problema era o cabo nº 4: removi os conectores um por um quando o motor estava desligado, então liguei o carro e escaneei os erros para ver se eu recebia novos erros. Quando removi o conector nº 4, não recebi nenhum erro novo, mas B1560-13, então entendi que este cabo é meu problema.


Então, decidi encontrar a parte oposta deste cabo. Não parecia que ele ia para a unidade de rádio, então o único lugar para onde ele pode ir é provavelmente a barbatana no teto. Derrubei alguns painéis e encontrei este conector azul:

Eu o balancei um pouco e minha próxima verificação de erro ficou limpa, então entendi que meu problema é uma conexão solta entre dois fios neste adaptador/divisor azul. Usei uma braçadeira para impedir o movimento de ambas as metades e, até agora, funciona há 3 semanas desde então, o erro nunca mais voltou.
Espero que esta informação economize o tempo de alguém, porque vejo uma enorme quantidade de pessoas em fóruns como este que estão esperando por misteriosas atualizações do Uconnect que não podem corrigir problemas de hardware como o acima.