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BobFromTheCave

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Discussion starter · #1 · (Edited)
Há alguns meses, comprei um carro muito caro que começou a apresentar um erro muito irritante desde o primeiro mês de posse: "A caixa Uconnect requer serviço. Por favor, visite um revendedor autorizado."

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Como um tolo ingênuo, visitei minha concessionária para reivindicar minha garantia e tive uma experiência insultuosa, onde um gerente fez um pequeno show de merda:

  1. [* ]Sem olhar para o carro, disse que eu provavelmente modifiquei algo, então eles não cobririam nada.
    [* ]Pouco tempo depois, ele veio novamente e disse que suspeitavam que hackers astutos estavam tentando roubar meu carro com ferramentas muito sérias.
    [* ]Afirmou que encontrou um problema e o consertou, mas o erro voltou na minha próxima viagem.

A resumir, há uma maneira de solucionar esse erro em qualquer entrada de automóveis.

Primeiramente, vamos começar com o básico. O erro "A caixa Uconnect requer serviço" não significa nada, na verdade, ele esconde uma razão real e exibe um erro genérico para QUALQUER problema que aconteça dentro da sua caixa telemática. Uma caixa telemática (ou TBM2) é um dispositivo que é instalado acima da sua caixa de luvas e envia/recebe dados para os servidores afiliados à Chrysler através da antena LTE sem o seu controle sobre ele. Ele também funciona como um adaptador para o cabo GPS que vem para a sua unidade de rádio do teto. Então, sempre que um problema acontecer com o seu TMB2 (por exemplo, um sinal com uma torre de celular é perdido), você verá uma mensagem de erro "A caixa Uconnect requer serviço".

Em segundo lugar, você precisa de algumas ferramentas para depurar seu carro. Você pode usar algo como AlfaOBD, DiagFCA ou JScan. O preço deles (+ um dispositivo de scanner por recomendação deles) não deve custar mais de 100 dólares. No entanto, não sou afiliado a esses produtos, então não posso garantir sua política de preços no futuro. Usei DiagFCA + Vgate vLinker FS para as capturas de tela abaixo para explicar como diagnostiquei o problema com meu módulo TBM2.

Conectei meu cabo ao laptop, instalei o software de diagnóstico, conectei o cabo do scanner à porta OBD sob a coluna da direção. Então, abri a guia "Diagnóstico" e rolei a lista para baixo até o módulo TBM2 (também conhecido como caixa telemática). Você pode ver na captura de tela abaixo que existem 3 colunas com os nomes "Ativo", "Pendente" e "Armazenado" e quaisquer valores não nulos nessas colunas indicam problemas que estão presentes agora ou aconteceram no passado:

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Então, cliquei no módulo TMB2 e fui para a guia DTCs para ver os códigos de erro reais. No meu caso, era B1560-13 (Antena Celular 1 - Circuito Aberto), mas outros proprietários podem ter códigos ligeiramente diferentes:

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Depois disso, encontrei um documento com o nome S2108000085. É um TSB que explica onde o módulo TBM está localizado, como ele se parece, como testar conectores e onde os fios são colocados em seu carro. Então, peguei meu conjunto de remoção de acabamento, o conjunto de soquetes da chave de fenda e fui para o meu carro. Removi suavemente a fita de vedação e um monte de painéis e, eventualmente, derrubei a estrutura da minha caixa de luvas. Você pode ver que a caixa telemática está sentada em cima dela:

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Eu inspecionei os conectores do cabo na parte traseira e inicialmente tive certeza de que meu problema era o conector nº 3, se contarmos da esquerda para a direita. Mas depois de mexer, confirmei que funciona OK, só parece ruim. Meu problema era o cabo nº 4: removi os conectores um por um quando o motor estava desligado, então liguei o carro e escaneei os erros para ver se eu recebia novos erros. Quando removi o conector nº 4, não recebi nenhum erro novo, mas B1560-13, então entendi que este cabo é meu problema.

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Então, decidi encontrar a parte oposta deste cabo. Não parecia que ele ia para a unidade de rádio, então o único lugar para onde ele pode ir é provavelmente a barbatana no teto. Derrubei alguns painéis e encontrei este conector azul:

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Eu o balancei um pouco e minha próxima verificação de erro ficou limpa, então entendi que meu problema é uma conexão solta entre dois fios neste adaptador/divisor azul. Usei uma braçadeira para impedir o movimento de ambas as metades e, até agora, funciona há 3 semanas desde então, o erro nunca mais voltou.

Espero que esta informação economize o tempo de alguém, porque vejo uma enorme quantidade de pessoas em fóruns como este que estão esperando por misteriosas atualizações do Uconnect que não podem corrigir problemas de hardware como o acima.
 
Você precisará de molduras de acabamento de qualidade (resistentes). Você pode ver nas fotos acima os orifícios das abas onde os clipes da peça de acabamento do painel se encaixam. Trabalhe lentamente e você conseguirá.
 
@BobFromTheCave você pode me ajudar a explicar a remoção da peça de acabamento em couro no painel acima da caixa de luvas? Sinto que vou danificá-la para ter acesso à caixa telemática. Ela simplesmente sai? Preciso de uma bolsa maior para bater nela?
Você precisará de varetas de acabamento de qualidade (resistentes). Você pode ver nas fotos acima os orifícios das abas onde os clipes da peça de acabamento do painel entram. Trabalhe lentamente e você conseguirá.
Eles realmente saem... Eu precisei substituir tanto o meu lado direito quanto o esquerdo... Consegui tirar o lado esquerdo, a concessionária fez o meu lado direito durante uma troca de óleo... mas como Vice disse, com algumas boas peças de remoção de acabamento de plástico, acho que é muito possível.
 
Discussion starter · #8 · (Edited)
@BobFromTheCave você pode me ajudar a explicar a remoção da peça de acabamento em couro no painel acima da caixa de luvas? Sinto que vou danificá-la para ter acesso à caixa telemática. Ela simplesmente sai? Preciso de uma bolsa maior para bater nela?
Olá. Acredito que você esteja perguntando sobre a seção longa com um botão de ligar/desligar em uma das extremidades. É um painel normal e fica em clipes como todos os outros. A única diferença - você precisa desconectar o conector do botão de ligar/desligar antes de deixá-lo cair no chão. Se você tem medo de danificar algo, recomendo que solte o painel lateral primeiro e olhe para dentro do seu painel, para que você entenda como ele é projetado antes de tocar em qualquer coisa. E para a remoção do acabamento, usei uma ferramenta que você pode ver na imagem aqui, ela é feita de metal e tem uma alça de plástico. É basicamente uma pequena barra de alavanca, então pode ser usada para fixadores e painéis. Você também pode usar barras de alavanca de plástico, elas devem causar menos danos quando você as usa sem qualquer experiência prévia.

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Discussion starter · #10 · (Edited)
Bem, aqui está o meu código. Vou solucionar problemas nos próximos dias.
Uau, parece que você recebeu esse erro 32 vezes, isso é definitivamente irritante.

Se eu me lembro corretamente, recebi B1561-13 quando desconectei o conector nº 3 nas minhas fotos acima (rotulado como "OK"). No entanto, minha memória pode me enganar, mas isso é fácil de testar. E no seu caso, você tem um erro "Armazenado", enquanto eu tive um erro "Ativo" quando cheguei ao meu TBM. Isso não muda muita coisa, apenas significa que qualquer reparo que você fizer exigirá algum tempo para ver se o erro volta. Mas pelo menos agora você pode restringir a solução de problemas a apenas um fio específico.
 
rezando para o menino Jesus para não ter nenhum problema com o uconnect como este, mesmo que você tenha explicado e mostrado fotos, é definitivamente útil para o futuro 👍
Eu tive o erro Uconnect uma vez em 2 anos e foi no mês passado. Espero não vê-lo novamente.
 
Eu ainda recebo isso o tempo todo... a concessionária diagnosticou 3 vezes diferentes e agora estamos esperando por uma solução mágica que nunca virá. 🙄 Este tópico será útil quando minha garantia acabar e a Dodge não precisar mais fingir que eu existo.
 
Talvez seja uma conexão de antena solta em uma extremidade ou na outra, ou um cabo de antena ruim?
 
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Eu tenho o mesmo erro e ele está ocorrendo nas últimas 3 semanas. Liguei para a concessionária e eles disseram algo como "isso seria coberto pela garantia". Espero que eles honrem isso e que não me enganem. Minha visita agendada é em 2 semanas, então verei como vai ser, mas agradeço seu tempo e postagem sobre isso. Espero não precisar, mas posso voltar para fazer algumas perguntas se precisar de ajuda.
 
Uns meses atrás, comprei um carro muito caro que começou a apresentar um erro muito irritante desde o primeiro mês de posse: "A caixa Uconnect requer serviço. Por favor, visite um revendedor autorizado."

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Como um tolo ingênuo, visitei minha concessionária para reivindicar minha garantia e tive uma experiência insultuosa em que um gerente fez um pequeno show de merda:
  1. Sem olhar para o carro, disse que eu provavelmente modifiquei algo, então eles não cobririam nada.
  2. Pouco tempo depois, ele veio novamente e disse que suspeitavam que hackers astutos estavam tentando roubar meu carro com ferramentas muito sérias.
  3. Afirmou que encontrou um problema e o consertou, mas o erro voltou na minha próxima viagem.

A longo prazo, há uma maneira de solucionar esse erro em qualquer entrada de automóveis.

Em primeiro lugar, vamos começar com o básico. O erro "A caixa Uconnect requer serviço" não significa nada, na verdade, ele esconde uma razão real e exibe um erro genérico para QUALQUER problema que ocorra dentro da sua caixa telemática. Uma caixa telemática (ou TBM2) é um dispositivo que é instalado acima da sua caixa de luvas e envia/recebe dados para os servidores afiliados à Chrysler através da antena LTE sem o seu controle sobre ela. Ele também funciona como um adaptador para o cabo GPS que vem para sua unidade de rádio do teto. Portanto, sempre que um problema ocorrer com o seu TMB2 (por exemplo, um sinal com uma torre de celular é perdido), você verá uma mensagem de erro "A caixa Uconnect requer serviço".

Em segundo lugar, você precisa de algumas ferramentas para depurar seu carro. Você pode usar algo como AlfaOBD, DiagFCA ou JScan. Seu preço (+ um dispositivo de scanner por sua recomendação) não deve custar mais de 100 dólares. No entanto, não sou afiliado a esses produtos, então não posso garantir sua política de preços no futuro. Usei DiagFCA + Vgate vLinker FS para as capturas de tela abaixo para explicar como diagnostiquei o problema com meu módulo TBM2.

Conectei meu cabo ao laptop, instalei o software de diagnóstico, conectei o cabo do scanner à porta OBD sob a coluna da direção. Então, abri a guia "Diagnóstico" e rolei a lista para baixo até o módulo TBM2 (também conhecido como caixa telemática). Você pode ver na captura de tela abaixo que existem 3 colunas com os nomes "Ativo", "Pendente" e "Armazenado" e quaisquer valores não nulos nessas colunas indicam problemas que estão presentes agora ou aconteceram no passado:

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Em seguida, cliquei no módulo TMB2 e fui para a guia DTCs para ver os códigos de erro reais. No meu caso, era B1560-13 (Antena Celular 1 - Circuito Aberto), mas outros proprietários podem ter códigos ligeiramente diferentes:

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Depois disso, encontrei um documento com o nome S2108000085. É um TSB que explica onde o módulo TBM está localizado, como ele se parece, como testar conectores e onde os fios são colocados em seu carro. Então, peguei meu conjunto de remoção de acabamento, o conjunto de soquetes de chave de fenda e fui para meu carro. Removi suavemente a fita de vedação e um monte de painéis e, eventualmente, derrubei a estrutura da minha caixa de luvas. Você pode ver que a caixa telemática está sentada em cima dela:

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Eu inspecionei os conectores do cabo na parte traseira e inicialmente tinha certeza de que meu problema era o conector nº 3, se contarmos da esquerda para a direita. Mas depois de mexer, confirmei que funciona OK, só parece ruim. Meu problema era o cabo nº 4: removi os conectores um por um quando o motor estava desligado, então liguei o carro e escaneei os erros para ver se eu recebia novos erros. Quando removi o conector nº 4, não recebi nenhum erro novo, mas B1560-13, então entendi que esse cabo é meu problema.

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Então, decidi encontrar a parte oposta deste cabo. Não parecia que ele ia para a unidade de rádio, então o único lugar para onde ele pode ir é provavelmente a barbatana no teto. Eu derrubei alguns painéis e encontrei este conector azul:

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Eu o balancei um pouco e minha próxima verificação de erro ficou limpa, então entendi que meu problema é uma conexão solta entre dois fios neste adaptador/divisor azul. Usei uma braçadeira para impedir o movimento de ambas as metades e, até agora, funciona há 3 semanas desde então, o erro nunca mais voltou.

Espero que esta informação economize o tempo de alguém, porque vejo uma enorme quantidade de pessoas em fóruns como este que estão esperando por misteriosas atualizações do Uconnect que não podem corrigir problemas de hardware como o acima.
Bom trabalho, meu amigo!

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Alguma novidade? Tendo o mesmo problema no meu Durango 2021 com o código de circuito de antena aberta. Verifiquei todas as conexões e certifiquei-me de que estavam apertadas. Na verdade, levei-o ao meu revendedor e eles disseram que era uma conexão solta e a "consertaram", mas 3 dias depois o erro da caixa e os códigos voltaram.
 
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