Para sua informação, se o IBS estiver com defeito, ele deixará um código de corpo "Bxxx", que a maioria dos leitores de código disponíveis no mercado só extrai códigos de trem de força "Pxxx". Agora, se você tiver o software chamado Alfaobd (~$60) e uma interface obd compatível com alfa (variando de $20 a $140), você pode realmente ler o SOC do IBS.
B2193-00-SENSOR DE BATERIA INTELIGENTE INTERNO
Teoria de Operação
O Sensor de Bateria Inteligente (IBS) é um shunt elétrico com um microprocessador que é montado em linha com o Cabo da Bateria negativo. O IBS monitora o fluxo de corrente e a voltagem. O IBS também possui um termistor embutido que calcula a temperatura da bateria. O microprocessador usa esses dados para calcular o estado de carga da bateria, a resistência interna da bateria, a carga recebida, a carga fornecida e o tempo em serviço. Essas informações são relatadas através de um circuito de barramento LIN para o Módulo de Controle da Carroceria (BCM). O BCM transmite as informações para o Módulo de Controle do Trem de Força (PCM) através do barramento CAN.
Quando Monitorado e Condições Definidas
Quando Monitorado:
Este diagnóstico é executado continuamente quando as seguintes condições são atendidas:
A ignição na posição Run por pelo menos cinco segundos.
A voltagem da bateria está entre 10,0 e 16,0 volts.
Condições Definidas:
O Módulo de Controle da Carroceria recebe uma mensagem através do circuito LIN Bus 1 indicando que o Sensor de Bateria Inteligente (IBS) possui uma falha interna.
Ações Padrão:
A funcionalidade relacionada ao Sensor de Bateria Inteligente (IBS) não está totalmente operacional.
Aqui estão mais algumas informações sobre o IBS, caso você queira aprender mais.
OPERAÇÃO
O Sensor de Bateria Inteligente (IBS) contém um resistor de baixo valor, ou shunt. O shunt cria uma queda de tensão, que é lida por um microcontrolador interno para determinar o fluxo de corrente dentro e fora da bateria. Além do shunt, o IBS contém um sensor para monitorar a temperatura da bateria. Os dados coletados pelo IBS, incluindo temperatura, voltagem e medições de corrente, são transmitidos por um barramento de comunicação LIN para o Módulo de Controle da Carroceria (BCM) ou para o Módulo de Controle do Trem de Força (PCM), dependendo da aplicação. O IBS tem dois propósitos principais. O primeiro é fornecer ao Módulo de Controle do Trem de Força (ou PCM) informações imediatas e históricas da bateria, para que o PCM possa controlar com precisão o sistema de carregamento. O carregamento preciso é importante em um veículo equipado com uma bateria de Material de Vidro Absorvente (ou AGM), porque elas são especialmente sensíveis à sobrecarga. O segundo propósito é fornecer dados ao BCM para a operação do recurso de redução de carga. Um circuito de alimentação com fusível e o barramento LIN são conectados ao IBS através de um conector de dois terminais.
Além das medições em tempo real, o IBS transmite alguns dados calculados da bateria através do barramento LIN, incluindo o estado de carga, o estado de saúde e o estado de função. Esses valores são calculados armazenando medições ao longo do tempo.
O sensor da bateria é legível/diagnosticável por meio de uma “ferramenta de digitalização” que pode exibir todos os parâmetros disponíveis necessários para a manutenção ou solução de problemas do veículo.
Informações que o Sensor de Bateria Inteligente (IBS) envia no barramento CAN
SOC = O estado de carga da bateria (ou SOC) é expresso como uma porcentagem. O IBS calcula o SOC com base na voltagem medida e nas taxas de carga e descarga. Portanto, o SOC não é uma porcentagem direta da voltagem da bateria.
SOF = Estado de Função da Bateria: O estado de função da bateria (ou SOF) é uma previsão calculada da voltagem mais baixa que a bateria atingirá durante a partida do motor.
O PCM e o BCM usam essas informações calculadas para otimizar o gerenciamento de energia do veículo para maior eficiência de combustível. Os dados transmitidos do IBS são interpretados e enviados pela rede CAN pelo módulo conectado ao barramento LIN do IBS.
Quando o IBS é ligado pela primeira vez ou é ligado após uma desconexão de energia, ele entra em uma fase de “recalibração”, onde o IBS deve reconhecer o tipo de bateria e suas características e estado. Portanto, nesta fase, as tolerâncias nas funções de estado (SOC, SOF) são maiores do que na condição normal de trabalho. Quando o IBS é desconectado da bateria, o dispositivo perde sua memória armazenada. Quando a energia é restaurada, o IBS inicia um processo de reaprendizagem. Até que o processo de reaprendizagem seja concluído, as informações precisas do estado da bateria não estão disponíveis para outros sistemas do veículo. O processo de reaprendizagem do IBS requer de três a cinco partidas normais iniciadas pelo operador com pelo menos oito horas de tempo de desligamento do motor entre cada partida. Normalmente, o processo leva alguns dias de operação do veículo para ser concluído. Lembre-se de que o processo de reaprendizagem é reiniciado toda vez que a energia é reconectada ao IBS. Isso tem um efeito importante no recurso de parada/partida.
Uma observação sobre Parada/Partida e o IBS - A operação de parada/partida exige muito da bateria. Portanto, durante a operação de parada/partida, o PCM aumenta a saída do sistema de carregamento para recarregar imediatamente a bateria após uma partida. Por exemplo, no Ram HFE, a saída de carregamento é aumentada para 220 amperes. Essa taxa de carregamento muito alta não seria prudente sem saber informações detalhadas da bateria, porque a bateria ou o sistema de carregamento podem ser danificados. Além disso, o PCM não tem dados suficientes para determinar se a bateria tem energia suficiente para reiniciar o motor. Portanto, a parada/partida é desativada durante o modo de reaprendizagem do IBS. O EVIC exibe várias mensagens quando o recurso de parada/partida é desativado.
Se o IBS estiver com defeito, ele não pode ser reparado, ele deve ser substituído.